ELEIÇÕES 2020

Romero e Eduardo planejam aumentar a cobertura sanitária de Manaus em 40%

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada um real gasto com saneamento, os governos economizam 9 reais com gastos em saúde.

Aumentar a rede de esgoto de Manaus em 10% ao ano e entregar 40% ao final da gestão é uma das metas de Romero Reis, da chapa Manaus tem Pressa, do partido NOVO, se assumir a prefeitura da capital amazonense.

Eduardo levantou os problemas e soluções para resolver os graves problemas urbanos e de mobilidade de Manaus, capital com mais de 2 milhões de habitantes, mas que não estão sendo tratados com prioridade pelas administrações municipais.

“Saneamento e esgotamento sanitário são um problema sério em Manaus. Só temos 12% de cobertura de esgoto (Dados do Instituto Trata Brasil), numa cidade desse porte, aquém de muitas cidades do Nordeste, Centro-oeste, Sul e Sudeste”, lembrou.

“Quando assumirmos a prefeitura, vamos fazer a concessionária de serviços sanitários cumprir o contrário que está em vigor. Podemos implantar 10% de cobertura de esgoto por ano na cidade, indicam estudos que tivemos acesso. Isso significa 40% em 4 anos. Somados aos 12% que já temos, vamos chegar a 54% de cobertura de esgoto. Isso é perfeitamente possível de fazer”, disse Eduardo durante a entrevista.

“O esgoto é motivo do aumento da taxa mortalidade infantil. Manaus tem dobro da média nacional em mortalidade infantil. Isso é muito sério. Precisamos avançar na infraestrutura. Manaus está no século passado em comparação com outras cidades em relação à saneamento básico e infraestrutura. Isso só será possível com um trabalho político sério e comprometido para tornar Manaus uma das 10 melhores cidades para se viver”, afirmou Eduardo.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, Manaus está em 96° lugar entre 100 cidades brasileiras medidas pelo Índice de Atendimento Total de Esgoto, com apenas 12,5% no total de esgoto. Os primeiros lugares são: Piracicaba (SP), com 100% de atendimento; Cascavel (PR) com 99,9%; e Curitiba (PR), também com 99%. Apenas cidades do Sul e Sudeste ficaram entre os 20 primeiros lugares.

Pular para o conteúdo