Sistema de iluminação pública com LED na cidade de Manaus deve ser concluído até o fim de dezembro
De acordo com a prefeitura de Manaus o serviço de substituição das lâmpadas convencionais em execução na cidade, realizado pela empresa Manaus Luz, já contabiliza mais de 76 mil pontos
Cerca de 60% das ruas de Manaus já possuem iluminação com LED. O trabalho iniciado na gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto já contabiliza mais de 76 mil pontos de LED na cidade, o que representa quase 60% da iluminação pública, com meta de chegar aos 100% até o fim de dezembro.
A substituição das lâmpadas antigas por luminárias modernas e eficientes já foi concluída em áreas como os conjuntos Ajuricaba (bairro Alvorada) e Alphaville (Ponta Negra), na zona Oeste, Mundo Novo e Oswaldo Frota (Cidade Nova), na zona Norte, e Ouro Verde (Coroado), na zona Leste.
“A iluminação a LED é sinônimo de eficiência, qualidade de iluminação pública e também de maior segurança à população. Adentramos todos os bairros, priorizando as principais vias, substituindo lâmpadas antigas por luminárias modernas e eficientes. Esse é mais um projeto exitoso, que tornou a nossa cidade referência nessa área para o país e case até para cidades grandes, que ainda não têm LED”, destaca o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto.
O serviço de substituição das lâmpadas convencionais por LED em execução na cidade, realizado pela empresa Manaus Luz, a partir do contrato de concessão, fiscalizado pela Agência Reguladora dos Serviços Delegados do Município de Manaus (Ageman), integra o Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação. Atualmente, as ações avançam em bairros como o Distrito Industrial, Praça 14 de Janeiro, Santa Etelvina, Colônia Santo Antônio e Cidade Nova.
O Plano de Modernização e Eficiência da Iluminação, da Prefeitura de Manaus, pretende alcançar 100% das ruas principais, secundárias e transversais da cidade até dezembro, o que corresponde aos quase 130 mil pontos de iluminação da capital. Atualmente, já estão implementados 76,3 mil pontos, restando pouco mais de 50 mil a ser complementados. Conforme o planejamento, a média é de instalar 6 mil novos pontos de LED por semana, até o fim de dezembro.
“São inúmeros os benefícios que a iluminação a LED traz para a população. Além da segurança real, é uma iluminação inteligente, que vai abrilhantar o bairro, dar segurança e conforto, garantir cidadania para os moradores e a melhoria da qualidade de vida. A meta estabelecida para a empresa é de chegarmos aos 100% de LED na cidade, como determinou o prefeito Arthur Neto, até o fim do ano”, reforçou o diretor-presidente da Ageman, Fábio Alho.
Fotos: Valdo Leão e Ingrid Anne / Semcom