DESTAQUESETOR PRIMÁRIO

Embrapa doa manivas de mandioca para transferência de tecnologia à produtores do Amazonas

Ação faz parte do acordo de cooperação técnica entre Embrapa e Idam para melhorar a qualidade e produtividade dos plantios de mandioca do estado

Mudas de mandioca com mais qualidade, desenvolvidas pela Embrapa Amazônia Ocidental para plantio no Amazonas, foram doadas ao Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), para que sejam multiplicadas e em 2021 sejam cultivadas nas unidades demonstrativas em municípios no interior do Estado.

A doação faz parte do processo de transferência de tecnologia aos produtores de mandioca do estado, viabilizada por meio de um acordo de cooperação técnica entre Embrapa e Idam para atender a cadeia produtiva de mandioca no Amazonas.

O pesquisador da Embrapa Amazônia Ocidental, João Ferdinando Barreto, que trabalha com a cultura da mandioca, estima que o material doado vai permitir que sejam implantadas lavouras de, aproximadamente, 9, 2 mil metros quadrados da BRS Purus e de 5, 2 mil metros quadrados da macaxeira Aipim-manteiga. 

Coordenador do projeto prioritário de mandioca no Amazonas, Suzamar Santos, recebeu a doação das manivas-sementes

O pesquisador aponta as características que diferenciam cada uma das espécies: a Aipim-manteiga destina-se ao consumo de mesa (macaxeira), enquanto a BRS Purus é mandioca para produção de farinha, goma e fécula.

Segundo o pesquisador, a BRS Purus apresenta alto teor de amido que a caracteriza como boa produtora de goma e bom rendimento para farinha. Ambas são recomendadas para plantio em terra firme, no Amazonas. “Todas são altamente produtivas em raízes, com resultados muito bons verificados em vários municípios”, afirma Ferdinando.

O coordenador do projeto prioritário de mandioca do Idam, Suzamar Santos, explica que, inicialmente, será preparado um jardim clonal, que consiste em uma área de cultivo a partir de clones de materiais selecionados que servirá para multiplicação de manivas-semente.

Para formação desse jardim clonal de mandioca a Embrapa fez a doação de aproximadamente 1, 5 mil ramas para a preparação de manivas-semente das cultivares Aipim Manteiga e BRS Purus.

Foram entregues 72 feixes, sendo 46 manivas de mandioca BRS Purus e 26 do cultivar de macaxeira Aipim-manteiga. Cada feixe reúne entre 20 a 25 ramas, de onde serão retiradas as manivas-semente para o plantio.

Transferência de tecnologia

O chefe-adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Amazônia Ocidental, Inocêncio Oliveira, destaca que a parceria com Idam para multiplicação e divulgação dos materiais genéticos da Embrapa é muito importante, por viabilizar que esses materiais que são de boa produtividade e resistentes a diversas doenças possam chegar ao agricultor no interior do Estado.

De acordo com o extensionista do Idam, Suzamar Santos, o plantio inicial servirá para formar a unidade de produção de manivas-semente a ser implantada na fazenda experimental da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que também tem um acordo de cooperação técnica com o Idam.

A partir desse campo de multiplicação serão gerados materiais propagativos a partir de mudas selecionadas, sadias e mais produtivas, que irão formar novos plantios no interior do Estado, e por sua vez servirão como unidades demonstrativas tanto para apresentar as cultivares recomendadas pela Embrapa como para demonstrar na prática orientações e informações do sistema de produção, por meio de cursos para técnicos e agricultores.

A previsão é que essas unidades demonstrativas sejam implantadas a partir de setembro de 2021, segundo informou o representante do Idam. O projeto prioritário da cadeia produtiva de mandioca no Amazonas contempla 31 municípios das calhas dos rios Solimões, Madeira, Purus e Juruá.

A expectativa é que cada município tenha uma unidade demonstrativa e a partir das capacitações sejam multiplicados mais materiais para atender aos agricultores.

Segundo Suzamar Santos, hoje a maioria dos produtores do Amazonas trabalha com manivas de baixa produtividade e que têm problemas com doenças e, com esses materiais doados pela Embrapa, o Idam vai levar material vegetativo de boa qualidade para o interior e melhorar a qualidade e produtividade dos plantios de mandioca do estado.

O coordenador do projeto prioritário de mandioca no Amazonas afirma que a meta é, até 2022, capacitar técnicos e produtores, nos municípios envolvidos, para o beneficiamento da mandioca e também em boas práticas para produção de farinha.

Pular para o conteúdo