DESTAQUERORAIMA

Empresas de turismo, de pequeno e médio porte, terão acesso a microcrédito e condições facilitadas

Projeto do governo de Roraima, vai disponibilizar empréstimos de até R$ 10 mil com taxa de juros de 1,19% a 1,25% ao mês, carência de quatro meses e prazo para pagamento de 12 a 36 meses

Desde o início da pandemia do coronavírus, o mercado turístico foi um dos mais afetados com a interrupção das atividades e, por isso, é fundamental que este segmento receba apoio para alavancar uma retomada.

Diante da nova realidade, o governo do Estado de Roraima por intermédio do projeto Desenvolve Roraima, juntamente com o Departamento de Turismo da Secretaria de Planejamento (Detur/Seplan) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) estabeleceu um mecanismo de crédito voltado especialmente ao fomento de MEI, micro e empresas de pequeno porte ligadas ao setor turístico.

Lançamento da linha de crédito Microcrédito Empreendedor Turismo, na segunda-feira

De acordo com o governador Antonio Denarium, esta linha de microcrédito “valoriza o pequeno empreendedor que está dedicado a trabalhar, gerar emprego e renda e contribuir com o crescimento econômico e social de Roraima, além de fortificar a parceria com o Sebrae que fará um trabalho de assessoramento com as empresas selecionadas”.

A linha “Microcrédito Empreendedor Turismo” busca promover a retomada de crescimento sustentável dos negócios voltados aos serviços turísticos. Estarão disponíveis empréstimos de até R$ 10 mil com taxa de juros de 1,19% a 1,25% ao mês, carência de 4 meses e prazo para pagamento de 12 a 36 meses.

Conforme explicou o Presidente da Desenvolve Roraima, Adailton Fernandes, “o microcrédito conta com taxas de juros abaixo da oferta de mercado, o que facilita ao empreendedor um desenvolvimento sustentável no segmento do turismo”.

Esta linha de crédito é de recursos próprios da instituição, e conta com a parceria entre a Desenvolve Roraima e o Fundo de Aval para Micro e Pequenas Empresas (FAMPE/Sebrae) no que tange a disponibilidade financeira da garantia complementar de até 80% do valor crédito financiado e também ofertará a “Oficina Microcrédito Consciente” aos empresários pré-aprovados pela Desenvolve Roraima.

Dorete Padilha, Diretora Técnica do Sebrae/RR esclarece que “nesta parceria, o Sebrae auxiliará os empreendedores na melhor aplicabilidade do recurso financiado, de modo que possam manter-se adimplentes junto à Desenvolve Roraima”.

A linha de microcrédito vem complementar as ações de infraestrutura do Governo do Estado que alcançarão diretamente o setor de turismo. Joaquim Magno – Presidente Regional da Associação Brasileira de Agências de Viagens – ABAV-RR, vê a iniciativa como uma “oportunidade de longo prazo que fortalecerá a economia do turismo e o pequeno empreendedor que precisa deste apoio para alavancar seu negócio”.

Para ter acesso ao Microcrédito Empreendedor Turismo, os interessados deverão estar com o cadastro atualizado no Cadastur e atuar neste segmento, há, no mínimo, seis meses.

Pular para o conteúdo