EDUCAÇÃO

Seduc-AM e Semed divulgam calendário de matrículas para o ano letivo de 2021

A matrícula para novos alunos da educação regular, tanto na rede municipal, como na estadual, será realizada no período de 29/1 a 1/2.

O calendário de matrículas para os alunos da rede pública no ano letivo de 2021, foi anunciado nesta sexta-feira (08/01), por meio de uma coletiva transmitida pelo Facebook da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc). Este ano, devido à pandemia da Covid-19, o procedimento será feito totalmente on-line, sem necessidade de confirmação nas escolas nesse período. O calendário destaca as datas de matrículas para novos alunos e transferências.

Este ano, a rede municipal espera atender 263 mil alunos, em 502 unidades de ensino, com a abertura de mais de 46 mil novas vagas. Já a rede estadual deve atender, aproximadamente, 589 mil estudantes, entre alunos em continuidade de ensino e novos alunos, em 599 unidades escolares. Para novos alunos, estão sendo ofertadas 168 mil vagas.

A gerente de Matrícula da Semed, Darlene Liberato, reforçou a importância dos pais ou responsáveis em fazerem todo o procedimento da matrícula pelo site (www.matriculas.am.gov.br) e evitar aglomeração nas portas das escolas.

“Muitas vezes, o pai que vai para a porta da escola perde a vaga para aquele que está em casa acessando o site. O diretor precisa confirmar a vaga que foi solicitada via sistema. Dessa forma, não precisa que o pai saia de casa e caso ele queira trocar o aluno de escola, isso pode ser feito quando iniciarem as aulas presenciais, mas neste momento é importante garantir a vaga da criança e evitar ficar saindo de casa sem necessidade”, informou Darlene

O secretário de Educação do Estado em exercício, Luís Fabian Barbosa, diz que não há data para início das aulas na rede estadual, no entanto, o ano letivo está organizado. “O calendário no ano letivo já iniciou, e tudo será feito on-line, sem a necessidade de comparecimento às escolas. É importante que os pais e responsáveis estejam atentos para não perderem os prazos e tudo corra de maneira tranquila. A data de início das aulas será informada tão logo seja definida”, disse.

A coordenadora de matrículas da Seduc, Irlanda Araújo, ressaltou que as escolas da rede estadual não realizarão atendimento presencial, para garantir segurança aos pais, às crianças e aos servidores. A exceção será a oferta de atendimento presencial nas coordenadorias da capital e do interior àqueles que por algum motivo não tenham documentação. As coordenadorias cumprirão os protocolos estabelecidos.

“Neste momento, é mais importante que os pais garantam as vagas dos seus filhos, ficando atentos aos prazos estabelecidos no calendário. Posteriormente, quando a Seduc apresentar o calendário escolar, eles serão orientados a levar, presencialmente, a documentação para compor o processo físico do aluno, obedecendo à exigência que o Ministério da Educação faz”, esclareceu a coordenadora.

Novos alunos

A matrícula para novos alunos da educação regular, tanto na rede municipal, como na estadual, será realizada no período de 29/1 a 1/2. O procedimento poderá ser realizado via internet, por meio do site www.matriculas.am.gov.br.

Novos alunos com deficiência poderão realizar a reserva de vaga antecipadamente, no período de 26/1 a 27/1, também via web. Nesse caso, no início das aulas, será preciso apresentar laudo médico, além das demais documentações. A ausência do documento não impede a matrícula.

Transferência

De 22 a 25 de janeiro, acontece o período de transferência para todos os alunos da educação regular, quando os interessados podem solicitar pelo site www.matriculas.am.gov.br a mudança de unidade de ensino. As escolas estão orientadas a aceitar, caso haja vagas, e confirmar a matrícula. O segundo momento, que é a apresentação de documentos de maneira presencial, ocorrerá somente no início das aulas, que ainda não tem data definida.

O período de solicitação de transferência para alunos com deficiência será nos dias 20 e 21 de janeiro.  Do mesmo modo, os pais e responsáveis não precisam ir até as escolas nesae período.

Os estudantes que perderem os prazos poderão realizar qualquer um dos procedimentos no dia 2 de fevereiro, estando sujeitos à a disponibilidade de vagas na unidade escolhida. O procedimento também será feito pela internet.

Rematrícula

O procedimento de rematrícula já foi feito pelas escolas de maneira automática no período de 28 de dezembro a 7 de janeiro. Todos os estudantes que estavam matriculados no ano letivo de 2020 têm vaga garantida nas escolas em que estavam, sem necessidade da presença de pais e responsáveis nas unidades de ensino.

Reordenamento

Os responsáveis pelos alunos que já são da rede pública e serão reordenados, ou seja, que estudarão em outra unidade de ensino porque a atual não possui a série que cursarão em 2021, também não precisam se preocupar em apresentar documentação agora. Todos os documentos serão aceitos na primeira semana de aula.

O procedimento também foi realizado de maneira automática pela secretaria. Os alunos foram aceitos nas escolas de destino, e, caso os pais queiram solicitar a mudança de escola, isso poderá ser feito no período de transferência comum.

Atualizações

Segundo a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), foi realizada uma série de melhorias no sistema de matrículas, de forma a garantir a disponibilidade da aplicação. Entre as novidades da versão 2021 do sistema de matrículas, está a obrigatoriedade de fornecer um e-mail válido na hora de realizar o cadastro do responsável.

“Fizemos algumas alterações no sistema do próprio site para garantir que as pessoas tivessem mais acesso às informações, mais detalhes na hora de colocar os alunos no sistema. Nós melhoramos algumas funcionalidades, e esses detalhes foram explicados na live, para garantir que a pessoa consiga fazer o processo on-line”, contou o diretor técnico da unidade, Heleno Ferreira.

O site matriculas.am.gov.br pode ser acessado por computadores e dispositivos móveis, como tablets e smartphones. Nele, responsáveis e alunos encontram informações importantes, como o calendário de matrículas, a relação das escolas, inclusive com a localização geográfica de cada uma delas, os documentos necessários para realizar a matrícula, além de uma área de perguntas e respostas com as principais dúvidas sobre o processo.

Para os alunos que vão ingressar na rede pública, a orientação é de que já acessem o site e realizem o cadastro dos alunos e responsáveis.

Cadastro

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro on-line dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. O sistema enviará um código para a caixa de entrada do e-mail informado, que deve ser inserido na tela de cadastro inicial. Só depois dessa etapa, será possível dar seguimento ao cadastro.

Creches

Este ano, devido à pandemia do novo coronavírus, o procedimento para matrículas em creches da rede municipal de ensino será totalmente on-line. Para isso, o sistema passa por uma série de melhorias e atualizações, visando garantir uma melhor performance. A divulgação de todo o processo será realizada assim que a data para o retorno das aulas na rede municipal for definida.

Tempo integral e escolas militares

As vagas estarão disponíveis no site, conforme o calendário de matrículas. Todos os que tiverem interesse estarão sujeitos à disponibilidade das vagas no site. Não serão trabalhados editais de maneira separada, e as vagas ficarão disponíveis para o público geral.

Pular para o conteúdo