COVID-19DESTAQUE

Amazonas deve receber cota maior das novas doses de vacinas que forem liberadas pelo governo federal

Com agravamento da infecção pelo novo coronavírus, governadores de pelo menos 22 estados acertaram o repasse para o estado de uma cota extra das vacinas que devem receber nos próximos dias

Nesta sexta-feira (22/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve liberar o uso emergencial de mais 4,5 milhões de doses da Coronavac, e 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca devem chegar ao país. E, por conta do agravamento da crise de saúde vivida no estado do Amazonas, com o aumento de novos casos e de mortes causadas pela covid-19, os governadores de pelo menos 22 estados acertaram na noite da quinta-feira (21/1) o repasse para o Amazonas de uma cota extra das vacinas que devem ser liberadas pelo governo federal receber nos próximos dias.

A informação foi confirmada pelo governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que participou da reunião de um grupo de trabalho que discute o colapso do sistema de saúde em Manaus e defendeu junto aos governadores, por meio do grupo no WhatsApp, que o Amazonas receba uma parte maior dessas novas doses, devido à “transmissibilidade alta” de casos e à gravidade da situação.

Pela proposta, segundo explicou o governador ao blog da jornalista Andréia Sadi, é que o Amazonas fique com 5% do total de novas doses e os demais estados façam o rateio proporcional do restante. “O que vou defender aqui é uma questão humanitária. Participei agora do grupo de trabalho sobre Manaus e situação é muito séria e já se espalha na região”, disse Wellington Dias.

Segundo ele, não houve oposição. O grupo de trabalho que acompanha a tragédia em Manaus é formado por governadores, técnicos da região e do Ministério da Saúde. Segundo Dias, os integrantes da pasta que integram o grupo também deram sinal verde à proposta.

Pular para o conteúdo