COVID-19

Vacinação para pessoas a partir de 50 anos será antecipada em Manaus, afirma Pazuello

Ministro da saúde acredita que tal medida possa evitar problemas mediante a uma terceira onda da nova variante da Covid-19 

O ministro da saúde, Eduardo Pazuello disse que a vacinação de pessoas acima de 50 anos será antecipada em Manaus. O comentário foi feito na tarde desta quinta-feira (11/02), durante sessão no Senado Federal para cobrar esclarecimentos sobre vacinação e medidas adotadas contra a Covid-19.

A ideia é antecipar o cronograma de vacinação para que uma possível terceira onda de uma variante do coronavírus não atinja a cidade e cause um colapso no sistema de saúde local.

Apesar do anuncio, o ministro não divulgou datas e nem especificou algum tipo de planejamento para a antecipação.

“Quem vai fazer a vacinação acelerada em Manaus é o Ministério da Saúde com o Ministério da Defesa, já está combinado. Nós vamos vacinar, todos, acima de 50 anos, na primeira pernada, acelerando, sem tirar dos Estados”, disse.

Lembrando que a vacina contra covid-19 não é indicada para menores de 18 anos, gestantes e lactantes porque não há estudos conclusivos sobre os efeitos do imunizante para esse público.

Vacinação em Manaus

A vacinação em Manaus começou no dia 19 de janeiro – com os profissionais de saúde. Dois dias mais tarde, a Prefeitura suspendeu – por ordem judicial – a imunização depois de denúncias de irregularidades na fila de prioridades. No dia 23 retomou, o processo de vacinação foi retomado.

O Amazonas já recebeu, até agora, 555.620 doses das vacinas contra a Covid-19. Isso representa 13% por cento de toda a população do estado – estimada em pouco mais de 4 milhões e 200 mil habitantes. O governo do estado diz que já vacinou 127.644 pessoas.

Segundo a Prefeitura de Manaus, 68.726 pessoas – entre profissionais de saúde, idosos e indígenas – já tomaram a primeira dose. 

Pular para o conteúdo