AMAZONASEDUCAÇÃO

Professoras Andrea Waichman e Margarida Carmo lançam chapa à reitoria da Ufam, nesta quinta

Lançamento da chapa Inov@UFAM 55, será às 20h, pelas redes sociais. Candidatas vão apresentar propostas visando o resgate da instituição. Eleição será nos dias 10 e 11 de março

Nesta quinta-feira (25/2), às 20h, as professoras Andrea Waichman e Margarida Carmo, candidatas a reitora e vice-reitora, respectivamente, apresentarão um Plano de Gestão buscando responder aos desafios vividos atualmente pela instituição de ensino, cujo funcionamento ficou prejudicado pela paralisação das atividades desde o início da pandemia de Covid-19, em março do ano passado.

A eleição da reitoria está marcada em primeiro turno para acontecer nos dias 10 e 11 de março próximo. Pela primeira vez, a votação será realizada integralmente em plataforma remota, tanto em Manaus quanto nas Unidades acadêmicas fora da sede, entre os três segmentos da comunidade universitária.

As duas professoras destacam que o programa para a UFAM apresentado pela chapa para a gestão de 2021-2025 é fruto de diálogos e debates entre um conjunto de técnicos e técnicas, discentes e docentes, que elaboraram as propostas a partir de suas experiências de ensino, pesquisa, extensão, inovação tecnológica e gestão.

Com isso, o trabalho da Chapa Inov@UFAM 55 é diferenciado pelos conteúdos apresentados, destacam as professoras.

Quem são as candidatas

Andrea Waichman é professora titular da UFAM, doutora em Biologia de Água Doce e Pesca Interior. Entre os cargos ocupados por ela destaca-se o de diretora técnico científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e diretora de Gestão de Inovação, Propriedade Intelectual e Transferência Tecnológica da UFAM. Na pesquisa atua na área de ecotoxicologia e avaliação de risco ambientais e humanos em regiões tropicais, com ênfase em agrotóxicos e de avaliação de Impactos Ambientais.

Margarida Carmo é professora Associada do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET) da UFAM, em Itacoatiara, doutora em Química Analítica. Foi Coordenadora Acadêmica e coordenadora do curso de Química Industrial do ICET. Como pesquisadora tem experiência na área de química, com ênfase nas subáreas de FísicoQuímica e Química Analítica.

Eixos temáticos

As propostas vão por eixos temáticos que levam a um conjunto de outros compromissos, como a melhoria das condições de trabalho dos servidores e servidoras, importantes na constituição de identidade com a UFAM e sua missão.

Por isso, entre as principais destaca-se a implementação de uma gestão inclusiva, abrindo espaços para debates engrandecedores e esclarecedores sobre as atuais circunstâncias que são causa de descontentamento na instituição.

Para as candidatas, em tempos difíceis como os que vivenciamos, é necessário firmeza estratégica, competência e experiência para manter e ampliar os avanços conquistados ao longo das últimas décadas pela UFAM.

Outro destaque é a representação do interior. “Somos a única Chapa comprometida com uma representação efetiva das unidades do interior do estado. “É hora de dar voz e vez aos que por anos foram negligenciados”, afirmam Andrea Waichman e Margarida Carmo.

Elas apontam haver consciência de que no atual quadro pandêmico, as atividades da UFAM precisam ocorrer de forma remota e na gestão, não medirão esforços na busca de soluções inovadoras para alcançar o funcionamento pleno da universidade de forma remota.

Pular para o conteúdo