COVID-19DESTAQUE

Cadastro de idosos para vacinação contra a covid-19 será realizado em 12 escolas municipais neste sábado

É por meio do cadastro que o sistema faz o agendamento eletrônico e indica ao idoso o dia, o local e o horário em que vai ser vacinado

Para facilitar o cadastramento de idosos de 60 a 69 anos ainda não registrados no sistema Imuniza Manaus (imuniza.manaus.am.gov.br), que realiza o agendamento automático da vacinação contra a Covid-19, a Prefeitura de Manaus vai abrir, neste sábado (06/03), 12 escolas municipais exclusivamente para o atendimento de pessoas dessa faixa etária que não tiveram acesso ou encontraram dificuldades para fazer o cadastro. A medida está sendo viabilizada por meio de parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), e vai contemplar as quatro zonas geográficas da capital. As escolas ficarão abertas das 8h às 12h.

“Estamos oferecendo alternativas para garantir que todos os idosos de 60 a 69 anos, mesmo os que não têm internet ou sem familiaridade com o celular ou o computador, possam fazer seu cadastro e agilizar o atendimento nos postos de vacinação”, salienta o prefeito David Almeida. Ele destaca que, desde o início da campanha, a orientação é usar a estrutura do município e fortalecer a cooperação entre as secretarias municipais, para que todas as etapas da vacinação contra a Covid-19 em Manaus ocorram de modo transparente, eficiente e inclusivo.

Das escolas que farão o atendimento dos idosos neste sábado, duas estão no Distrito Sul, duas no Distrito Centro-Sul, duas no Distrito Oeste, duas no Distrito Norte e quatro no Distrito Leste.  Para fazer o cadastro, o idoso deve levar documento de identidade, CPF ou Cartão Nacional do SUS e fornecer os dados solicitados de endereço, telefone e e-mail para contato. Além disso, deve informar se é portador de comorbidades, conforme opções apresentadas pelo próprio sistema. O cadastro é feito em poucos minutos.

“Esse trabalho será feito com toda segurança para os funcionários e pessoas que serão atendidas”, afirma o secretário Municipal de Educação, Pauderney Avelino, ressaltando que a Semed entra na parceria cedendo a estrutura e funcionários das escolas selecionadas para atender os idosos nas diferentes regiões da cidade.

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, explica que o cadastro de idosos no Imuniza Manaus não é obrigatório, mas garante que o atendimento nos postos de vacinação seja mais rápido; porque, ao invés de registrar os dados do usuário, o atendente só precisa conferir as informações cadastradas no sistema com os documentos apresentados e confirmar a aplicação da vacina.

Além disso, é por meio do cadastro que o sistema faz o agendamento eletrônico e indica ao idoso o dia, o local e o horário em que vai ser vacinado, o que significa mais comodidade e menos tempo de espera.  “A agenda é feita considerando o perfil de cada posto de atendimento e a distribuição dos horários dentro do limite da capacidade de atendimento, a fim de evitar aglomerações e, ao mesmo tempo, horários ociosos”.

De acordo com a secretária interina, da população estimada, aproximadamente 25%  das pessoas de 65 a 69 anos (47.564) e de 60 a anos (67.694) ainda não fizeram o cadastro no Imuniza Manaus. Os idosos de 60 a 69 anos integram os grupos prioritários da etapa atual da campanha de imunização no município. Eles começaram a ser vacinados na segunda-feira, 1º/3, por ordem decrescente de idade, iniciando com os de 69 anos, na segunda, terminando com os de 65 anos  nesta sexta-feira.

Os de 60 a 64 anos devem começar a ser atendidos na próxima semana, em data a ser confirmada; e, considerando que Manaus recebeu doses suficientes para atender apenas 35,7% dessa faixa de idade, serão vacinados de acordo com critérios de prioritários a serem pactuados na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).

Escolas abertas neste sábado para o cadastramento dos idosos de 60 a 69 anos

Distrito Sul

Escola municipal Sagrado Coração de Jesus

Rua Kako Caminha, 341 – Presidente Vargas

CMEI Olavo Bilac

Avenida Argentina, s/nº – Parque das Nações

Distrito Centro-Sul

Escola municipal Miguel Arraes de Alencar

Rua 248, nº 52 – Núcleo 23 – Cidade Nova 5

Escola municipal Dr. Raimundo Nonato. M. Cordeiro

Rua Aurélio Pinheiro s/nº Amazonino Mendes – Cidade Nova

Distrito Oeste

CMEI Blandino José Ribeiro

Rua Teófilo Dias, n° 410 – Compensa 2

Escola Municipal Rodolpho Valle

Rua Ituiutaba, n° 210 – Redenção

Distrito Norte

Escola Municipal Presidente João Goulart

Rua Samambaias, s/nº – Santa Etelvina

Escola Municipal Rita de Cássia Cassiano da Silva

Rua Nova Jerusalém – Novo Israel

Distrito Leste

Escola Municipal Poeta João Cabral de Melo Neto

Rua Bom Jesus, 02 – Mauzinho

Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida

Rua Barreirinha, 500 – São José 1

Escola Municipal Helena Augusta Walcott

Av. Itaúba, s/nº – Jorge Teixeira

Escola Municipal Madre Tereza de Calcutá

Rua Ônix, s/nº – Tancredo Neves, Comunidade Nova Floresta

Pular para o conteúdo