COVID-19

Governo Federal inicia testes de embarque 100% digital em aeroporto

A iniciativa contou com a participação de passageiros voluntários da companhia aérea Azul

O Governo Federal iniciou, nesta quinta-feira (11/03), pela primeira vez no país, um teste de embarque 100% digital, com uso de reconhecimento facial, sem apresentar o cartão de embarque dos passageiros.

O aeroporto escolhido foi o Santos Dumont, no Rio de Janeiro e o projeto Embarque +Seguro foi idealizado pelo Ministério da Infraestrutura e desenvolvido pela Serpro, empresa de tecnologia da informação do governo federal.

O teste contou com a participação voluntária de passageiros da companhia aérea Azul.

Como funciona

– O passageiro precisa fazer o check-in no balcão da companhia aérea.

– Ele recebe no celular uma mensagem de texto solicitando autorização para a coleta de uma foto.

– Com o consentimento do viajante, as informações são cruzadas com a base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde o sistema verifica se o passageiro já fez biometria ou se a pessoa tem a CNH digital, permitindo que seja reconhecido.

– O embarque é feito sem apresentar mais nenhum documento, passando pelos portões com câmeras de reconhecimento facial.

De acordo com a Serpro, o cruzamento de dados é realizado somente com o consentimento do passageiro, que recebe uma notificação em seu celular. A expectativa é que esse tipo de embarque seja ampliado para aeroportos de todo o Brasil durante 2021.

“O desenvolvimento e o uso da solução se alinham à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e ao processo de digitalização de serviços e de transformação digital do Governo Federal para facilitar a vida das pessoas e garantir mais segurança aos dados do cidadão”, ressaltou o presidente da Serpro, Gileno Barreto.

Pular para o conteúdo