SEGURANÇA

Polícia encerra ‘rolezinho’ com mil pessoas aglomeradas na Zona Norte

Foram removidas 51 motocicletas e sete carros, com diversas irregularidades. Os veículos serão conduzidos ao parqueamento do Detran, para os procedimentos legais

A “Operação Pela Vida”, coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), encerrou no fim da tarde deste domingo (14/03) um “rolezinho” na avenida Nathan Xavier, no bairro Novo Aleixo, zona norte de Manaus.

O local reunia uma aglomeração de cerca de mil pessoas, sem máscaras ou qualquer equipamento de proteção à Covid-19. Segundo a polícia, os participantes dançavam ao som de músicas funk ao redor de carros “paredões” e circulavam de motocicletas e bicicletas.

A ação policial teve início por volta das 17h30. Ao todo, 58 veículos com irregularidades foram removidos no local. A ação envolveu o Núcleo Especializado de Operações de Trânsito (NEOT), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), e a Polícia Militar do Amazonas.

De acordo com o secretário de Segurança, ouismar Bonates, todos os finais de semana a polícia vai ao local para dispersar o público. “Essa área vem sendo monitorada há bastante tempo, e várias operações já foram feitas aqui. Hoje nós reforçamos o efetivo, realizamos uma operação mais detalhada e obtivemos êxito. Muitos carros, motos irregulares foram constatados”, disse.

A operação policial visa coibir crimes sanitários em meio à pandemia de Covid-19. A desobediência a medidas sanitárias que visam conter doenças contagiosas é um crime previsto no Artigo 268 do Código Penal Brasileiro, desde dezembro de 1940. A pena de detenção varia de um mês a um ano e multa. A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

Foram removidas 51 motocicletas e sete carros, com diversas irregularidades. “Muitas motos foram apreendidas, várias delas com descarga aberta. Os veículos serão conduzidos ao parqueamento do Detran, para os procedimentos legais”, salientou Bonates.

O secretário destacou o trabalho realizado pelos órgãos de segurança na prevenção de eventos clandestinos e na fiscalização dos estabelecimentos comerciais. Segundo ele, a ação é fundamental no enfrentamento à Covid-19.

Pular para o conteúdo