COVID-19

Anvisa e governadores discutem situação de vacinas

Em relação ao consórcio Covax Facility, o diretor-presidente explicou que as vacinas poderão chegar no Brasil sem necessidade de uso emergencial ou registro na Anvisa

AAnvisa, atendendo convite do Fórum Nacional dos Governadores, participou de reunião virtual com governadores. Liderados por Wellington Dias, do Piauí, os governadores pediram informações sobre o andamento da análise das vacinas Sputnik V, Covaxin e o funcionamento do consórcio Covax Facility.

O diretor-presidente, Antonio Barra Torres informou que, até o momento, a Agência não está realizando análise de processos das vacinas Sputnik V e Covaxin, pois não foram apresentados documentos sobre os dois imunizantes. Ou seja, não há pedidos de uso emergencial ou registro para estes dois imunizantes.

Em relação ao consórcio Covax Facility, o diretor-presidente explicou que as vacinas poderão chegar no Brasil sem necessidade de uso emergencial ou registro na Anvisa. A dispensa é possível porque o consórcio, coordenado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), já conta com a participação de especialistas da Agência entre os responsáveis pelas análises dos estudos e dados necessários à aprovação das vacinas.

O Covax Facility foi regulamentado pela Anvisa no último dia 2 de fevereiro e se aplica as vacinas importadas via OMS.

*Com informações do Ministério da Saúde

Pular para o conteúdo