MEIO AMBIENTE

Wilson Lima escreve a Joe Biden em defesa do clima

Documento será enviado ao presidente norte-americano ainda este mês. O movimento internacional busca construir uma mentalidade concreta de preservação do planeta

O governador Wilson Lima se juntou ao movimento nacional de governadores, “Governadores pelo Clima”, que está elaborando uma carta a ser enviada até o próximo dia 20, ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O governador do Amazonas e outros 21 governadores assinaram o documento que pretende alcançar os 26 estados brasileiros e o distrito federal.

No texto, os governadores abordam a preocupação com a crise climática e destacam no documento que pertencem a uma variedade de partidos e representam 87% do território nacional, mas que estão em consenso no sentido de construir de forma colaborativa “soluções em defesa da humanidade e de todas as espécies de vida que estão ameaçadas”.

A carta também elogia o retorno dos Estados Unidos ao Acordo de Paris e destaca a necessidade de reduzir a emissão dos gases do efeito estufa, bem como o desmatamento. O documento também cita a inclusão do combate à desigualdade em meio a pauta climática e defende fundos brasileiros com “resultados rápidos e verificáveis” no âmbito ambiental.

O texto diz que os governadores buscam parcerias para “impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas”.

A iniciativa pretende reunir os 26 Estados e o Distrito Federal, e acontece em um momento em que o governo Jair Bolsonaro tenta negociar com o governo Biden um acordo para proteger a Amazônia.

Por isso, com a iniciativa, os Estados também se posicionam. Até este domingo (11/04), faltavam as assinaturas dos governos de Rondônia, Roraima, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina e do Distrito Federal.

O texto preliminar que circula pelos governadores foi construído por especialistas do Centro Brasil no Clima (CBC) com a participação de outras entidades da sociedade civil e cientistas que colaboram com a aliança Governadores pelo Clima. “Juntos podemos constituir com agilidade a maior economia de descarbonização do planeta”, diz a carta.

A carta será entregue a Todd Chapman, embaixador dos Estados Unidos no Brasil.

O movimento do grupo busca se qualificar para os investimentos de US$ 20 bilhões, em recursos públicos e privados, dos EUA e de outros países, que o presidente Biden prometeu mobilizar durante a campanha para os países da bacia amazônica.

Pular para o conteúdo