TECNOLOGIA & INOVAÇÃO

Fapeam anuncia resultados de editais na próxima segunda-feira

Os dois editais para cientistas mulheres são ações inéditas do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, para promover o acesso e a igualdade de gênero na ciência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) divulga, na próxima segunda-feira (31/05), às 14h, os resultados do Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova II), edital Nº 007/2020, que apoia o empreendedorismo de base tecnológica no estado, e dos inéditos programas Fapeam: Mulheres na Ciência, edital Nº 001/2021, e Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência, edital Nº 002/2021. No total, os três editais têm investimento de R$11.714.304,00.  

O Tecnova II é uma parceria firmada entre a Fapeam e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para apoiar projetos inovadores associados a oportunidades de mercado nas seguintes temáticas: Energias alternativas; Tecnologias da Informação e Comunicação; Construção Naval; Biotecnologia; Biofármacos e Biocosméticos; Produtos e serviços ambientais; Produtos alimentícios com insumos amazônicos; Produtos florestais madeireiros e não madeireiros.  

Exclusivo para o interior do Amazonas, o Programa Fapeam: Mulheres na Ciência tem o intuito de encorajar a participação de mulheres no sistema local de ciência, tecnologia e inovação e reduzir o desequilíbrio de gêneros entre coordenadores de projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas e da Terra, Engenharias e Ciências Agrárias.  

O Programa Amazônidas – Mulheres e Meninas na Ciência – visa a ampliação da participação feminina na liderança de projetos de pesquisa e no desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores, em áreas estratégicas para o desenvolvimento econômico e socioambiental no Estado.  

Os dois editais para cientistas mulheres são ações inéditas do Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, para promover o acesso e a igualdade de gênero na ciência. No total, os três editais têm investimento de R$11.714.304,00.  

Os resultados finais dos programas poderão ser conferidos no site da Fapeam em: www.fapeam.am.gov.br 

Pular para o conteúdo