DESTAQUEESPECIAL PARINTINS 2023

Garantido faz os ajustes finais para a primeira noite do festival e lota o Bumbódromo

Na arena, o bumbá do coração na testa, mostrou que coreografias serão um dos pontos fortes de suas apresentações. Público teve uma prévia do espetáculo que abre a primeira noite (30/06)

O Boi Garantido realizou, na noite desta terça-feira (27/06), o ensaio técnico no Bumbódromo para os últimos ajustes do espetáculo que será levado ao 56º Festival Folclórico de Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus). O ensaio, aberto ao público, contou com a presença da coordenação e direção da agremiação folclórica, artistas do elenco coletivo e individual, batuqueiros e o item 19: a galera, que compareceu em peso, lotando o Bumbódromo tanto do lado do vermelho e branco, quanto do contrário. 

O 56º Festival Folclórico de Parintins, que acontece nos dias 30 de junho, 1⁰ e 2 de julho, é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural do Amazonas (AADC) e Coca-Cola Brasil.

De acordo com o secretário de Cultura, Marcos Apolo Muniz, o ensaio técnico abre as portas da arena, palco da disputa entre os bumbás.

“Hoje são os últimos ajustes técnicos do Garantido antes da sua primeira participação no festival, no próximo dia 30 e hoje, com o público, que já vai poder sentir e pode ensaiar um pouco da sua parte como item do festival”, afirma o secretário. “E é isso: toda a arena preparada. O governo Wilson Lima está atuando para que a gente faça mais um grande festival para todo o público que estará em Parintins neste ano”, reitera Apolo.

Com o tema “Garantido, por toda vida”, o bumbá da Baixa do São José, fará, este ano, uma ode a todas as vidas, clamando pela preservação da floresta, dos povos originários e pela diversidade. As coreografias em solo também ganham protagonismo na arena. Grupos de dança de Manaus e de municípios como, Presidente Figueiredo, Juriti e Barcelos fazem parte do espetáculo. 

A agremiação celebra ainda a trajetória de 110 anos do boi da baixa do São José. O presidente interino do bumbá, Adson Silveira, garante surpresas na arena. “Esse ano, além da coreografia, as nossas alegorias vêm gigantescas”, adianta Adson. 

E para que tudo aconteça conforme o planejado, o levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior, considera o ensaio técnico um momento de grande importância para os alinhamentos finais com o grupo de artistas e o público.

“Reconhecimento de arena, ontem nós fizemos o ensaio fechado e sabemos que são três noites de festa e precisamos fazer esse reconhecimento com os grupos, batucada, repertório, enfim, hoje vamos realizar a nossa noite com o público. É sempre uma honra estar de volta à arena”, revela Sebastião.

Conforme acrescenta o amo do boi, João Paulo Farias, a galera é um dos pontos fortes do Garantido. Por isso, o ensaio também se estende ao item que conta pontos no festival.

“Esse ensaio serve para trazer a galera para próximo do espetáculo e já dá um gostinho do que será apresentado, sem revelar muita coisa, só 30%, porque os 100% é só sexta-feira (30.06)”, disse João Paulo.

Galera do vermelho

Brincantes de várias localidades e, principalmente, do município de Parintins, participaram do ensaio, que marca o início do festival. O parintinense Zeca Nascimento, 45, marcou presença na arena. “Nossa, no dia é fantástico, as emoções afloram em nossos corpos e eu não tenho nem como expressar todos os sentimentos que brotam na gente, porque é muito bonito”, se emociona o integrante do Comando Garantido.

A parintinense Taynara Pinheiro, 25, torcedora do Garantido, também não deixou de comparecer ao ensaio. Acompanhada pela família e amigos, a estudante reuniu sua turma e dividiu o espaço com a galera na arquibancada. “Estamos na expectativa e muito felizes de estar aqui. É o nosso boi, boi do coração e estamos nos preparativos e o Garantido vai ser campeão”, revela Taynara, que não perdeu a oportunidade de entrar na disputa de cores e amores que motiva o festival.

Fotos: Marcio James/Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo