CIDADANIADESTAQUEMANAUS

Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, ganha unidade do Prato do Povo

Unidade é a quinta inaugurada pela prefeitura de Manaus, dentro do programa de segurança alimentar “Manaus sem fome”, lançado em dezembro do ano passado

O prefeito de Manaus, David Almeida, inaugurou, nesta quinta-feira (23/5), a quinta unidade do Prato do Povo da capital, localizada na comunidade Parque das Tribos, no bairro Tarumã-Açu, zona Oeste. A iniciativa, que integra as ações do programa “Manaus sem Fome”, lançado em dezembro do ano passado, visa proporcionar alimentação saudável e acessível para a população.

“Inauguramos hoje este Prato do Povo, onde nós vamos servir mil refeições durante o dia. Isto é fruto de emendas parlamentares destinadas pelo deputado federal Saullo Viana, que vai ajudar a população aqui da zona Oeste, para que nós possamos cobrir esse vazio assistencial, tanto na área alimentar como também na área da Saúde. Nós estamos aqui fazendo exatamente aquilo que se requer de homens públicos, trazer serviços públicos que possam resolver os problemas da população, e essa questão da segurança alimentar estará sendo completamente atendida por intermédio deste restaurante”, garantiu Almeida.

Com a inauguração desta quinta unidade, o programa “Prato do Povo”, da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc), amplia sua capacidade de atendimento, beneficiando um número ainda maior de pessoas em situação de vulnerabilidade. Além disso, a presença do programa em diferentes regiões da cidade facilita o acesso dos cidadãos aos serviços alimentares essenciais.

“O nosso trabalho é a assistência social, mas mais do que isso, é o desenvolvimento social. Nós estamos levando alimentação para a população, essas que estão em situação de vulnerabilidade, para auxiliar as mães que não têm tempo de fazer comida, porque estão trabalhando, têm que alimentar os seus filhos. Então, aqui estamos servindo essa população atendendo os moradores que mais precisam”, afirmou a titular da Semasc, Dermi Rayol.

O município de Manaus conta hoje com seis cozinhas comunitárias, dois restaurantes populares e quatro unidades do Prato do Povo, que funcionam cinco dias por semana. Cada cozinha comunitária distribui, gratuitamente, 200 refeições por dia, o que significa cerca de 26,4 mil refeições distribuídas mensalmente, somando todas as seis unidades.

Segundo a dona de casa Maria Felicidade Souza, a comunidade precisava desse espaço.

“Muito gratificante nós estarmos sendo contemplados com um espaço como esse. Muitas famílias aqui não têm o que comer, isso é uma ajuda para a nossa comunidade”, agradeceu.

“Manaus sem Fome”

 O programa “Manaus Sem Fome” foi lançado em 2023 e visa garantir a distribuição de mais de 3,5 milhões de refeições por ano na capital, com ações que incluem a inauguração de novos espaços e o aumento no número de refeições servidas. A iniciativa conta com emendas parlamentares do deputado federal Saullo Vianna.

O programa prevê a inauguração de mais restaurantes populares e uma cozinha comunitária, visando combater a insegurança alimentar e nutricional na cidade. Com o programa, haverá um aumento de 445% na oferta de refeições.

Fotos: Dhyeizo Lemos/Semcom e Antonio Pereira/Casa Civil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo