EDUCAÇÃOMANAUS

Bolsa Universidade 2025: prazo para entrega de documentos encerra nesta sexta-feira

Programa oferece bolsas de até 100% em instituições particulares; mais de 1.300 candidatos já entregaram a documentação

Os candidatos classificados no Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025, da Prefeitura de Manaus, têm até as 15h desta sexta-feira (10/1), para entregar a documentação exigida pelo edital. O procedimento, iniciado na última segunda-feira, 6, está sendo realizado presencialmente nas 22 Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do programa.

Segundo a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), responsável pela coordenação do PBU, nos dois primeiros dias de entrega, aproximadamente 1.300 classificados já compareceram para apresentar os documentos.

O diretor-geral da Espi, Júnior Nunes, destacou a importância do programa, que já está em sua 14ª edição na gestão do prefeito David Almeida. “Os candidatos aprovados com bolsas de 50%, 75% e 100% têm até esta sexta-feira para entregar a documentação nas instituições. Após essa etapa, iniciaremos o remanejamento, entre os dias 15 e 17 de janeiro, oferecendo novas oportunidades para os que ficaram na lista de reserva”, explicou.

O atendimento acontece das 8h às 15h, com prioridade para Pessoas com Deficiência (PcD), idosos e gestantes. É necessário apresentar os documentos em suas versões originais e cópias legíveis, garantindo a comprovação das informações fornecidas no momento da inscrição.

Critérios e consequências

O candidato que não apresentar a documentação no prazo ou cujas informações não sejam compatíveis com o declarado será automaticamente eliminado do processo. Aqueles que tiverem a documentação aprovada receberão o encaminhamento para matrícula, conforme os prazos estabelecidos pelas IES.

Histórias de transformação

Para a estudante Cássia de Lima Silva, de 26 anos, aprovada para o curso de Biomedicina, o Bolsa Universidade representa uma grande conquista. “Estou muito emocionada e feliz. A bolsa é uma oportunidade para quem quer seguir carreira ou renovar os estudos. Isso vai transformar minha vida”, afirmou.

A candidata Marilza Souza Alves, de 33 anos, também celebrou a oportunidade de estudar graças ao programa. “Ganhar uma bolsa ajuda muito quem quer estudar e ter uma profissão. Estou muito feliz e ansiosa para começar as aulas. Meu sonho é me tornar professora”, declarou.

Próximas etapas

Após o encerramento do prazo para entrega de documentos, o PBU iniciará o remanejamento, permitindo que novos candidatos possam ocupar as vagas remanescentes. O programa reafirma o compromisso da Prefeitura de Manaus com a inclusão educacional, proporcionando acesso ao ensino superior para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Mais informações sobre o Bolsa Universidade podem ser obtidas no edital ou diretamente com as IES participantes.

Fotos – João Viana / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo