CULTURAMANAUS

Livro resgata história da RDS do Tupé em lançamento na comunidade ribeirinha

Obra “Tupé – Berço da Natureza” destaca a transformação da comunidade e reforça a valorização cultural, com apoio da Lei Paulo Gustavo.

A história da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé (RDS do Tupé) ganhou um novo capítulo com o lançamento do livro “Tupé – Berço da Natureza”, neste sábado (15/03), na comunidade São João do Tupé, localizada a 25 quilômetros de Manaus, na margem esquerda do Rio Negro. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo (LPG), por meio do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), da Prefeitura de Manaus.

A obra, escrita por Raimundo de Souza, apresenta a trajetória da comunidade, contrastando sua rusticidade do passado com as mudanças do presente. O livro convida o leitor a conhecer a riqueza natural e cultural do Tupé, reforçando a importância de sua preservação e desenvolvimento sustentável.

Para o autor do livro, Raimundo de Souza, a publicação representa um marco na valorização da comunidade. “Quero mostrar um pouco da história do Tupé para os leitores. Este é meu terceiro livro e sinto muito orgulho por contribuir com minha comunidade, mesmo sem ter tido muitas oportunidades de estudo”, declarou

Cultura além da área urbana

O lançamento contou com a presença do presidente do Concultura, Tony Medeiros, que destacou a necessidade de descentralizar os projetos culturais para além do centro urbano de Manaus.

“Quando se fala em Manaus, muitos lembram apenas da cidade, mas nosso município possui diversas comunidades ribeirinhas. A determinação do prefeito David Almeida é levar a cultura a todos os cantos, e estar aqui na comunidade do Tupé, prestigiando esse projeto, mostra esse compromisso”, afirmou Medeiros.

Fortalecer a identidade local

O projeto “Tupé – Berço da Natureza” é um dos selecionados pelo Concurso Prêmio Manaus Identidade Cultural – Literatura (Edital 005/2023), e foi resultado de uma busca ativa da Prefeitura de Manaus em comunidades periféricas e ribeirinhas, em 2023. Na ocasião, moradores participaram do curso “Elaboração de Projetos Culturais para Captação de Recursos”, incentivando a produção literária e artística local.

O evento também aconteceu no centro comunitário da região, onde funciona o cinema de rua “Tupé, Arte, Cultura e Meio Ambiente”, outra iniciativa contemplada pela Lei Paulo Gustavo.

Com o apoio do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal, a publicação do livro fortalece a memória da comunidade e incentiva novas gerações a conhecerem e valorizarem a história do Tupé.

Fotos – João Viana / Semcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo