EDUCAÇÃOMANAUS

Manaus realiza seminário sobre ética e transparência na gestão de recursos públicos na Educação

Evento reúne gestores da Semed para fortalecer a qualidade da administração dos programas federais na educação

Com o tema “Ética e transparência na gestão de recursos públicos”, gestores das unidades de ensino da Prefeitura de Manaus participaram, nesta quarta-feira (19 de março, de um seminário voltado para os programas federais executados pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O evento, realizado no auditório da Semed, também contou com a presença de assessores de verbas federais, gerentes e chefes das Divisões Distritais Zonais (DDZs).

Atualmente, sete programas federais são desenvolvidos na rede municipal por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), entre eles: Básico, Educação Conectada, Sala de Recursos, Escola e Comunidade, Cantinho da Leitura, Escolas de Adolescências e Campo e Água.

Coordenado pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege) e pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage) da Semed, o seminário contou com palestrantes do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), que destacaram a importância da correta aplicação dos recursos e da prestação de contas eficiente.

O objetivo do evento foi reforçar a qualidade da gestão educacional, especialmente no que se refere à execução e transparência dos recursos financeiros provenientes do FNDE, autarquia federal responsável pela implementação de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC).

Para o chefe da Dage, Luiz Oliveira, a programação reflete a preocupação da gestão em garantir que os recursos sejam utilizados de maneira eficaz e responsável. “Este evento, com todos os gestores da Semed, visa destacar a importância da transparência na utilização dos recursos. Precisamos estar sempre informando, orientando e dando suporte para que a verba pública seja bem aplicada, com acompanhamento e controle”, afirmou.

A chefe da DDZ Sul, Jecicleide Nascimento, destacou que a ação fortalece a gestão escolar e impacta diretamente os alunos. “Esse seminário vai contribuir para que possamos melhorar a qualidade da gestão nas escolas. O gestor é o responsável pela execução e pela prestação de contas desses recursos, e com esse encontro, ele pode dialogar com a comunidade escolar e avaliar as reais necessidades da unidade de ensino”, explicou.

Entre as unidades participantes, esteve o Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Drª Viviane Estrela Marques Rodella, no bairro Lagoa Azul, zona Norte. A escola atende 1,4 mil alunos da educação infantil ao ensino fundamental e desenvolve três programas federais.

O diretor da unidade, Anderson Rodrigues, reforçou a relevância do seminário para esclarecer dúvidas sobre o gerenciamento dos recursos. “Trabalhar com recurso público exige planejamento, execução e prestação de contas. Esse momento serve para reforçar a necessidade de um olhar criterioso para a aplicação dos recursos, garantindo a valorização da equipe escolar e a melhoria do aprendizado dos alunos”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo