CULTURAMANAUS

Arte que toca e transforma: projeto leva palhaçaria e cultura à zona leste de Manaus

“O Sarau do Feupuudo” marca a estreia da Alumiar Produções com apresentação na Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida

A manhã desta quarta-feira (16/04) promete ser de encantamento e descobertas para estudantes da Escola Municipal Carolina Perolina Raimunda Almeida, localizada no bairro São José, zona leste de Manaus. A partir das 9h, a escola se transforma em palco do projeto “Arte Escola”, que estreia com o espetáculo “O Sarau do Feupuudo”, um solo de palhaçaria que une poesia, música, dança e mímica, apresentado pelo artista Marcos Efraim.

A ação marca também a chegada da Alumiar Produções, produtora cultural amazonense que estreia com a missão de valorizar e fortalecer a arte na região. O projeto foi contemplado no edital nº 07/2023 – Fomento às Artes e Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, executado pelo Governo do Amazonas, por meio do Conselho Estadual de Cultura e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

“O ‘Arte Escola’ é o nosso pontapé inicial. Chegamos com o compromisso de fazer arte com responsabilidade e beleza, reconhecendo a escola como um espaço potente de cultura”, afirma Ananda Sarah, idealizadora da Alumiar Produções e coordenadora de produção do projeto. “Escolhemos começar pela zona leste porque é uma região periférica que nem sempre recebe esse tipo de atividade cultural. Queremos contribuir para a formação artística de crianças e jovens, ampliando os horizontes dessa comunidade escolar.”

No palco, o protagonista é Feupuudo, um palhaço mudo, curioso e levemente rabugento, que interage com o público por meio da comédia física e da sensibilidade clownesca. “Feupuudo é um personagem que nasceu na rua, tem alma underground, e dialoga com diferentes linguagens artísticas. Ele convida o público a estar junto, no centro da cena, rindo e refletindo”, destaca o ator Marcos Efraim.

A ficha técnica do projeto reúne artistas e profissionais comprometidos com a arte e a inclusão: Leonardo Alfaia e Paulo Oliveira na assistência de produção, Thay Araújo na fotografia, Jones Victor como social media, Manuella Barros na assessoria de imprensa e a empresa Cão Guia garantindo a acessibilidade.

A programação completa do projeto “Arte Escola” pode ser acompanhada pelo Instagram da produtora: @alumiarproducoes.

Fotos: César Nogueira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo