DESTAQUE

INSS trava pedidos de aposentadorias

Os pedidos de aposentadorias que entram nas novas regras da Previdência estão parados no Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Seis sistemas que calculam os benefícios e a base de dados com informações de todos os contribuintes do país estão sendo ajustados para aplicar as novas regras.

Uma força-tarefa formada pelo INSS, a secretaria de Previdência e o Dataprev, a empresa de tecnologia da previdência, é responsável pela mudança. Porém, o INSS não informa quando a operação deverá ser concluída, apenas que está em fase avançada de desenvolvimento.

A Previdência também não informa quantos pedidos estão parados na fila. A última vez que o INSS divulgou esta informação foi em setembro do ano passado. Até então eram mais de 1,6 milhão de solicitações e foram concedidas 713 mil novas aposentadorias.

Segundo o INSS, a concessão de benefícios como: salário maternidade, auxílio doença, auxílio reclusão, benefício de prestação continuada e a pensão especial para crianças com microcefalia decorrente do zika vírus não foi interrompida. Além disso, pedidos de aposentadoria que se encaixam nas antigas regras da previdência estão sendo analisados normalmente.

Pular para o conteúdo