REGIÃO AMAZÔNICA

Agencia de fomento do Tocantins disponibiliza linha de crédito para empreendedores

Profissionais da beleza, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, profissionais de educação física, autônomos terão acesso às linhas de crédito e microcrédito.

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria da Industria, Comércio e Serviços (SICS), realizou nesta sexta-feira, 08, uma videoconferência para informar as linhas de créditos disponíveis pela Agência de Fomento do Tocantins a diversas categorias que foram fortemente impactadas pela pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19).

O superintendente da Indústria, Comércio e Serviços, Márcio Ferreira, conduziu o encontro virtual que contou com a participação da diretora Operacional da Agência de Fomento, Águida Firmino da Silva. A reunião virtual contou com representantes dos profissionais da beleza, taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, profissionais de educação física, autônomos, entre outras categorias.

Ao abrir a videoconferência, o superintendente apresentou as medidas tomadas pelo governo estadual destinados a apoiar os empreendedores neste momento de crise como proibição de corte de energia e água, prorrogação do pagamento do ICMS, além das linhas de créditos disponíveis pela Agência de Fomento.

Em seguida, a diretora operacional da Agência apresentou os critérios de acesso às linhas de crédito e microcrédito oferecidas pela Agência com taxas de juros reduzidas e prazo de carência estendida. Os recursos atendem os pequenos empreendedores de todo o Tocantins, inclusive os da Agricultura Familiar, Microempreendedores Individuais (MEIs) e da área do Turismo.

Participantes

Uma das participantes, a autônoma Laryssa Ribeiro questionou sobre o tempo de liberação dos recursos, após a entrega da documentação. Já Luciano Lucas destacou preocupação com o pagamento da folha, destacando a importância do crédito para ajudar na saúde financeira das empresas. O vice-presidente da Associação dos motoristas de Aplicativos, Hugo, questionou os critérios de acesso ao microcrédito para os colegas que não conseguem comprovar a renda, no momento.

Apoio

O secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics) e presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Tom Lyra, enfatizou a importância de apoiar e munir a classe empresarial de informações para superar este momento difícil.
“O governador Mauro Carlesse entende que é hora de unirmos forças e desenvolvermos ações conjuntas em favor de todos os setores da economia, a fim de atenuar a crise causada pela pandemia do novo coronavírus”, afirmou.

Informações

Mais informações sobre as linhas de créditos oferecidas pela Agência de Fomento podem ser obtidas através do telefone 3220-9800/ 3220-9813/9993-7016/99277-5177, ou pelo email atendimento@fomento.to.gov.br, site www.fomento.to.gov.br . O Horário de atendimento da agência é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.Foto: Flávio Cavalera/TO

Pular para o conteúdo