MEIO AMBIENTEREGIÃO AMAZÔNICA

Agência Agropecuária de Roraima inicia vacinação contra febre aftosa em comunidades indígenas

A vacina contra febre aftosa está sendo distribuída nas comunidades indígenas da Raposa Serra do Sol e São Marcos. Pacaraima já recebeu mais de 20 mil doses da vacina.

Técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (Aderr) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) viajaram nesta semana para as regiões da Raposa Serra do Sol e São Marcos para realizar a distribuição de vacina contra a febre aftosa, destinada às comunidades indígenas participantes da Agulha Oficial.

O esforço da Aderr e do Mapa visa atender todo o rebanho que está nas terras indígenas, garantindo a vacinação para manter Roraima livre de febre aftosa. Para alcançar esse objetivo, os técnicos estão presentes nos municípios, organizando a distribuição das doses da vacina.

Já foram levadas mais de 20 mil doses para o município de Pacaraima, a fim de serem distribuídas nas propriedades integrantes da reserva São Marcos, onde os indígenas têm um rebanho estipulado em aproximadamente 56 mil cabeças.

As doses agora estão sendo distribuídas para comunidades da Raposa Serra do Sol, situadas nos municípios de Uiramutã e Normandia. A vacinação do rebanho está sendo realizada pelos próprios indígenas da região. Alguns foram anteriormente treinados pela equipe de Defesa Agropecuária, por meio de cursos de agentes vacinadores. A capacitação foi realizada tanto na Raposa Serra do Sol quanto em São Marcos.

De acordo com a diretora de Defesa Animal da Aderr, Erika Paracat, os serviços da Agulha Oficial não ocorreram normalmente devido limitações impostas pelos indígenas. “Eles restringiram o acesso de pessoas visando a proteção das comunidades indígenas no que se refere ao contágio do COVID-19”, afirmou.

Pular para o conteúdo