POLÍTICA

TSE autoriza convenções partidárias virtuais para eleição deste ano

Por unanimidade, os ministros decidiram que os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas necessárias para realização das convenções.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou nesta quinta-feira (4), os partidos a realizarem as convenções partidárias para as eleições municipais de 2020 de forma virtual em razão da pandemia do novo coronavírus.

Por unanimidade, os ministros decidiram que os partidos têm autonomia para utilizar as ferramentas tecnológicas que entenderem necessárias para as convenções que escolherão os candidatos a prefeito e a vereador.

“No meu modo de ver, negar a adoção desse formato virtual no momento atual seria ignorar a realidade enfrentada no combate à doença. Na seara específica do processo eleitoral, seria inviabilizar essa etapa imprescindível à realização de eleições democráticas e transparentes”, disse o relator das consultas, ministro Luis Felipe Salomão, que foi acompanhado por todos os outros seis ministros que compõem o TSE.

O tribunal formará um grupo de trabalho para estabelecer regras de envio virtual dos resultados das convenções para a Justiça Eleitoral. Uma norma sobre o tema deve ser votada ainda neste mês, segundo o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso.

De acordo com a legislação eleitoral, as convenções, obrigatórias para a escolha dos candidatos, devem ser realizadas por todos os partidos entre 20 de julho e 5 de agosto.

Adiamento

O presidente da Corte eleitoral, ministro Luís Roberto Barroso, estuda propor ao Congresso Nacional que as eleições municipais deste ano sejam realizadas em quatro dias — dois sábados e domingos consecutivos — ou que a votação ocorra em horários definidos de acordo com a faixa etária do eleitor.

Ambos os cenários são cogitados pelo ministro como forma de evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus. 

A mudança na data depende do Congresso. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), tem defendido que o adiamento, se for feito, seja no máximo até dezembro. Ele também é contra prorrogar mandatos.

Pular para o conteúdo