DESTAQUEECONOMIA

Programa de aquisição de alimentos da agricultura familiar terá R$ 8,5 milhões para compras até 2021

Volume de investimentos para o biênio 2020/2021 coloca estado do Amazonas em primeiro lugar da região Norte, em recursos para incentivar a produção da agricultura familiar

O governo federal dobrou o volume de recursos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), destinado a compra de produtos da agricultura familiar e na assistência a pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, executado no Amazonas pela Secretaria de Produção Rural (Sepror). De acordo com publicação no Diário Oficial da União, no último dia 8 de junho, para o biênio 2020/2021, o estado do Amazonas terá aproximadamente R$ 8,5 milhões, praticamente o dobro do volume de recursos investidos no biênio 2019/2020.

“Devemos agradecer ao Governo Federal, que reconheceu o Amazonas, dobrando os recursos do PAA em 2020, pois foi o estado que mais abriu mercado institucional para agricultura familiar do Brasil, em 2019. Isso demonstra o compromisso do Governo do Estado com o setor Agro. E nós continuaremos garantindo a compra da produção rural e doaremos para as pessoas mais carentes”, afirma Petrucio Magalhães Júnior, titular da Sepror.

De acordo com o coordenador estadual do programa, Tânis Castro, de junho de 2019 até junho deste ano, foram distribuídas 1.780 toneladas de produtos oriundos da agricultura familiar, com a participação de 616 produtores de 55 municípios do estado, beneficiando 89 instituições de redes socioassistenciais e atendendo ao número de 110 mil pessoas.

Ainda segundo o coordenador, com a nova portaria, mais municípios poderão receber o benefício, aumentando o número de pessoas atendidas pelo programa. “A perspectiva é de nós atingirmos os 62 municípios do estado, incluirmos até 1.295 agricultores e processarmos a aquisição de produtos de cerca de 3.600 toneladas. E, na questão da inclusão das entidades, pretendemos estar com cerca de 200 entidades das redes socioassistenciais em todo o estado, beneficiando no mínimo 180 mil pessoas em vulnerabilidade social”, afirma Tânis.

Novas aquisições

Durante o biênio 2019/2020, foram adquiridos 32 itens da agricultura familiar, entre frutas e verduras. Nesta nova etapa serão feitas aquisições de 48 itens, sendo que haverá a compra de novos produtos, dentre os quais o pescado e produtos já processados. Todos de origem da agricultura familiar.

Sobre o PAA

O Programa de Aquisição de Alimentos consiste em realizar uma compra especial diretamente do produtor familiar, incentivando a prática da agricultura e a produção rural, e gerando emprego e renda. Uma das modalidades do programa é a Doação Simultânea, por meio da qual os alimentos adquiridos são entregues para as entidades beneficentes do estado.

Pular para o conteúdo