SEGURANÇA

Em Presidente Figueiredo, Justiça torna mais rigorosos critérios para concessão de prisão domiciliar após suspeita de que presos estariam contraindo covid-19 de propósito

Segundo o juiz Roger Luiz Paz de Almeida, há indícios da conduta, já em investigação pela Polícia Civil, de que os presos estariam se contaminando propositalmente para solicitar o benefício.

O juiz Roger Luiz Paz de Almeida, da Vara Única da Comarca de Presidente Figueiredo, analisa com cautela novos pedidos de concessão do benefício de prisão domiciliar a detentos do 37.º Distrito Integrado de Polícia do município (localizado cerca de 128 quilômetros de Manaus). O motivo é a denúncia, já sob investigação da Polícia Civil, sobre contaminação proposital de presos pelo novo coronavirus.

Segundo a denúncia, alguns detentos estariam trocando de máscaras propositalmente para favorecer a contaminação. A desconfiança aumentou após surto repentino de casos dentro da unidade. Desde a semana passada, doze presos testaram positivo para a doença. Oito receberam o benefício da prisão domiciliar e quatro estão em isolamento na própria unidade. Ainda há outros 24 em isolamento no distrito policial.

“A partir dessa situação que está sendo investigada, adotei como procedimento, me acautelar quanto a novos pedidos de concessão do benefício de prisão domiciliar. É justo que sejam observados os direitos dos presos, mas diante dessa denúncia, adotamos providências para que não haja equívocos”, destacou o magistrado.

Os testes nos presos foram feitos pelos servidores da Secretaria de Saúde do Município. As visitas de familiares dos presos na unidade foram suspensas. Dois agentes da cadeia também foram contaminados.

Pular para o conteúdo