COVID-19ECONOMIA

Bolsonaro veta projeto que suspendia pagamento de dívidas de clubes durante pandemia

Trechos vetados beneficiavam os times que aderiram ao Profut. Vetos precisam ser analisados pelo Congresso, que pode derrubá-los ou mantê-los, mas, não há previsão de quando isso ocorrerá

O presidente Jair Bolsonaro vetou trecho de um projeto de lei que permitia a suspensão do pagamento de dívidas de clubes de futebol durante a pandemia de Covid-19. Bolsonaro sancionou outras partes da proposta, que criam novas regras durante a pandemia, permitindo contratos de trabalho mais curtos e a interrupção de campeonatos.

Os trechos vetados por Bolsonaro, no entanto, eram o ponto central do texto, aprovado pela Câmara e pelo Senado. Os artigos beneficiavam os times que aderiram ao Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut).

O presidente atendeu a um pedido dos ministérios da Economia e Cidadania, que alegaram que a proposta não apresentou estimativa de impacto orçamentário e permite a revisão de atos já concluídos. O Ministério da Justiça foi contra a possibilidade de que dirigentes só sejam afastados dos clubes após trânsito em julgado dos processos contra eles.

Os vetos precisam ser analisados pelo Congresso, que pode derrubá-los ou mantê-los. Não há previsão de quando essa análise irá ocorrer.

Leia a íntegra da Lei 14.117: https://www.in.gov.br/web/dou/-/lei-n-14.117-de-8-de-janeiro-de-2021-298263036

Leia a íntegra dos vetos: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/despacho-do-presidente-da-republica-298319582

Pular para o conteúdo