AMAZONASMEIO AMBIENTE

Moradores participam de oficina para atuar da elaboração do Inventário Florestal da Resex Canutama

Informações coletadas devem resultar em um plano de manejo comunitário para a Unidade de Conservação

Moradores da Reserva Extrativista (Resex) Canutama, localizada no município de Canutama (a 619 quilômetros de Manaus), receberam uma oficina para construção do Inventário Florestal e Demarcação de Área de Manejo da Unidade de Conservação. As atividades tiveram início no dia 15 de outubro e foram finalizadas nesta sexta-feira (27/10).

A ação foi realizada em parceria pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a prefeitura de Canutama. O curso foi direcionado a moradores das comunidades Nova Vista, Santa Maria, Arraial, Santana, Santa Cora e São Jerônimo.

As atividades ocorreram em uma área próxima da Comunidade Nova Vista. Na ocasião, foram inventariadas um total de 827 árvores, em uma Área de Efetiva Exploração (AEF) de 20 hectares. O objetivo é que as informações coletadas sirvam de base para um plano de manejo comunitário, para ampliar a geração de renda sustentável local.

“O intuito do curso é de orientar a comunidade na parte prática do inventário florestal. Desta forma, os moradores estão aptos a operacionalizar o próprio plano de manejo. Isso é importante porque esse plano já vai ser encaminhado ao Idam para que seja autorizado, retornando em geração de renda na comunidade”, detalhou o gestor da Resex, Altemar Silva.

Durante a oficina, os moradores aprenderam a medir o diâmetro das árvores, fazer a estimativa de altura, qualidade do fuste e oco das árvores, além de noções sobre o uso de GPS e bússola. O gestor ressalta que a Área Total do Plano de Manejo terá aproximadamente 400 hectares, e será definida conforme procedimento padrão, a fim de excluir as Áreas de Preservação Permanente (APP).

“Um dos pontos centrais das discussões foi a importância de um manejo florestal responsável. Esse assunto abriu caminho para análises detalhadas da legislação pertinente à região, destacando as diretrizes que gerenciam o uso sustentável dos recursos florestais. Além disso, houve uma exploração aprofundada do cadastro ambiental rural, que desempenha um papel crucial na gestão da terra e dos recursos naturais”, explicou.

No projeto, o Idam atua de forma efetiva nas áreas de manejo e inventário florestal, onde realiza o levantamento das árvores com potencial para comercialização, de acordo com a legislação ambiental vigente.

“Fazemos um balanço positivo da iniciativa, onde, além de atuarmos em campo, também realizamos cursos voltados aos detentores das áreas de manejo, que, com o conhecimento adquirido, podem atuar alinhados ao meio ambiente e às leis ambientais”, pontuou o chefe do Departamento de Assistência técnica e Extensão Florestal (Datef), Luiz Rocha.

O mapa final com a área total do manejo será apresentado aos moradores na reunião do conselho da Resex, prevista para acontecer no dia 11 de dezembro. Com a validação dos comunitários, a previsão é que o plano de manejo seja finalizado até 15 de dezembro.

Fotos: Arquivo/Sema

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo