Notícias Corporativas

Nova Acrópole celebra o Dia da Terra com ações voluntárias

No dia 22 de abril, Nova Acrópole se une à comunidade global para celebrar o Dia Internacional da Terra. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), este dia tem como objetivo promover a conscientização ambiental e o desenvolvimento sustentável em escala mundial.

Neste ano a temática central “A Busca da Unidade para Além das Diferenças” orienta as atividades promovidas pela Nova Acrópole, alinhando-se com a percepção histórica da Terra como um ser vivo e maternal, reconhecido por diversas culturas antigas como, por exemplo, Gaia, Gea e Pachamama, denominações que refletem a mesma ideia de um planeta vivo, capaz de sustentar e nutrir todas as formas de vida.

A visão do planeta como uma grande mãe, detentora da matéria primordial que possibilita toda forma de vida, baseia-se na ideia de que todos os seres participam de uma unidade, conforme explica o engenheiro agrônomo Felipe Klein, voluntário de Nova Acrópole e servidor público da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (SEMA-MT).

“Quando fazemos um estudo comparado de antigas civilizações como a grega, a romana, a asteca, maia e chinesa, percebe-se que a perspectiva é a de que a Terra é aquela que empresta seus elementos, átomos e moléculas para a vida de todos os seres. Ao morrer, ela os toma de volta, ou seja, nada se perde: tudo se transforma e participa de um ciclo”, explica.

“Em algum momento da história o homem deixa de se considerar filho da terra para ser dono dela, onde tudo existe para seu o uso, deixando de ser um elemento que participa de uma unidade. Isso nos leva a uma pergunta: se continuarmos como o mesmo modo de vida, o que pode acontecer com o planeta?”, indaga.

Embora seja uma percepção ancestral, pesquisas recentes, como o relatório da ONU quanto ao avanço na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) e o Panorama Geral de Recursos (2024), alertam para a vulnerabilidade dos seres e do meio.

A partir dessa compreensão, a Organização Internacional Nova Acrópole tem o objetivo de inspirar atitudes de coexistência saudável entre os seres humanos e os demais seres que compõem a natureza. “Com a consciência que a Terra é a casa de todos os seres, podemos exercitar a fraternidade de forma mais profunda”, comenta Giane Ribeiro, secretária nacional do Voluntariado. 

“Cada um de nós exerce um papel fundamental na dinâmica da Terra, vivendo em um mundo no qual as dimensões local e global estão interligadas e que, para além disso, o material e o espiritual também participam dessa realidade, nos tornamos responsáveis pelo todo que nos cerca, proporcionando progressos significativos para as pessoas e para o nosso planeta”, comenta a química Cayssa Marcondes, estudante do curso de Filosofia à Maneira Clássica na Nova Acrópole em Brasília.

Nesta Semana da Terra, as atividades planejadas incluem palestras, mostras artísticas e ações voluntárias em mais de 100 sedes pelo Brasil, e visam promover a reconexão com a natureza e fortalecer os laços que unem os seres humanos como parte de um único ecossistema global.

Para mais informações sobre as atividades programadas em sua cidade, basta visitar o site da Nova Acrópole. 

Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização filosófica internacional com presença em mais de 60 países, dedicada há 67 anos ao desenvolvimento do potencial humano através da Filosofia, Cultura e Voluntariado.

Pular para o conteúdo